domingo, 11 de julho de 2010

O Menino do Dedo Verde

Tistu – O menino do dedo verde


Em uma das últimas disciplinas da aula de pós-graduação em psicopedagogia, nossa professora nos indicou a leitura do livro Tistu - O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon. Segue aqui o comentário que fiz como trabalho para esta aula.


 
O livro de Maurice Druon é muito rico em ensinamentos e a história relata diversos acontecimentos que podem ser analisados sob diferentes olhares.

Logo no início do livro, Tistu é mandado à escola. Logo que percebem que ele é diferente (pois dormia nas aulas), é rotulado como uma criança diferente, e, expulso da escola. Esse acontecimento deixa o menino com a idéia de que é mesmo diferente e isso não é bom. Mas podemos analisando o papel da escola, com o estilo convencional da educação que não motiva seus alunos. Vemos que a professora, simplesmente expulsou Tistu sem procurar saber o real motivo de seu sono.

Esse acontecimento acaba preocupando os pais do menino com a idéia pré-fabricada de que seu filho não é como todo mundo. E foi essa “desacomodação” que faz com que o potencial criativo de Tistu seja descoberto, já que seus pais desistem de mandá-lo novamente a escola.

Sem medo das consequências, Tistu resolve mudar para melhor o mundo usando o dom que possui, levando alegria e sentimentos bons por onde passa.

O autor da história foi muito feliz em fazer com que em uma leitura destinada ao público infantil (sem linguagem infantil, mas bem pensada e desenvolvida), pudéssemos extrair tanta riqueza sob um olhar pedagógico. São muitos temas diferentes dentro de uma linguagem simbólica, que podem ser estudados neste livro, como educação ambiental, guerra, solidariedade, exclusão, amizade.

Foi a primeira vez que li essa história, mas no decorrer da leitura não pude deixar de lembrar o livro O Pequeno Principe, de Saint Exupéry, pois são livros que cada vez que lemos temos um olhar diferente da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Contador Grátis Formatado por http://www.comtemplates.blogspot.com